SERVIÇOS DE ANÁLISES LABORATORIAIS, CONSULTORIAS TÉCNICAS E VENDA DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA A INDÚSTRIA.

Os serviços e matérias-primas são resultado do conhecimento e da experiência da T-cota sobre minerais industriais não metálicos, suas características e aplicações.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 

AREIAS

O conhecimento sobre minerais não metálicos formam a base da expertise da T-cota sobre o uso industrial e tecnológico de matérias-primas. Essa expertise vem sendo aplicada com sucesso ao longo de mais de uma década na indústria cerâmica e na de agregados para a construção civil, particularmente as areias, através da prestação de consultorias e serviços técnicos eficazes e inovadores. Para os requerentes de áreas e produtores de areias para a indústria e construção civil, a T-cota presta serviços de análise, caracterização e estudo de aplicação de amostras, controle de qualidade de lotes de areia e desenvolvimento de produtos.

Os serviços são customizados de acordo com a necessidade do cliente. As análises são indicadas quando se necessita conhecer uma determinada propriedade do material como, por exemplo, a sua composição química. Nas situações em que o cliente não conhece nem as características do mineral nem onde ele poderia ser usado, o serviço de caracterização mostra para ele o conjunto de características tecnológicas que indicam se o material tem potencial de aplicação industrial. Se ele tem potencial, então, o estudo de aplicações identifica onde ele pode ser usado. Para que se tenha segurança sobre a qualidade da areia fornecida, o serviço de controle de qualidade informa as propriedades de interesse tecnológico dela por meio de laudos específicos.

Nos casos em que os resultados das análises mostram que o mineral poderia ser usado como agregado ou matéria-prima para a indústria, desde que as variações que ele apresenta na mina pudessem ser compensadas por uma equilibrada mistura de frentes de lavra ou ainda que beneficiá-lo poderia abrir seu campo de aplicações ou agregar-lhe valor, a T-cota presta consultorias técnicas de desenvolvimento de areia.

SERVIÇOS MAIS INDICADOS PARA AREIA

Análises Físicas e Químicas

As análises físicas determinam propriedades tecnológicas de areias tais como: Granulometria, Teor de Impurezas Orgânicas, Teor de Sais Solúveis, Teor de Materiais Pulverulentos, Teor de Argila e Materiais Friáveis, Massa Específica Aparente e Massa Específica Real. A Composição Química da Areia é determinada por Espectrometria de Fluorescência de Raio X.

Caracterização Tecnológica

A partir da análise das características granulométricas, da composição química e da presença de contaminantes tais como argila e matéria orgânica, a T-cota avalia se a areia tem potencial de uso.

Estudo de Aplicação

A partir de um conjunto de análises físicas e químicas selecionadas de especificações técnicas da indústria, identifica-se se a areia tem características para determinado uso como, por exemplo, agregado para construção civil ou matéria-prima para a indústria de vidro.

Controle de Qualidade

Serviço que reúne uma série de análises laboratoriais para monitorar e garantir a qualidade da areia produzida para a construção civil ou para a indústria.

Consultoria tecnológica

A partir da caracterização tecnológica de amostras representativas dos minerais que ocorrem em determinada área ou requerimento mineral e de técnicas de formulação de materiais, a T-cota desenvolve matérias-primas para as indústrias de fundição metalúrgica, produção de vidro e construção civil.

 

 

                                   

 

T-cota - Rua Biguá nº 178 - Centro - Tijucas - SC - 88200-000 - Brasil - Fone/Fax +55 (48) 3263 6743 E-mail: t-cota@t-cota.com.br
© Todos os direitos reservados 2013 - Desenvolvido por Ydeal Tecnologia